sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sandra Marrocos visitou a ocupação de estudantes e artistas

http://www.sandramarrocos.com.br/index.php?id=437
15/05/2010
A Vereadora Sandra Marrocos, visitou no inicio da noite desta quinta-feira (13) o movimento formado por estudantes e artistas, que realizam ocupação de protesto no prédio onde funcionava o Cine São José. O grupo se reúne na frente do prédio abandonado, pra assistir as produções audiovisuais da Paraíba e do Nordeste. Durante toda a semana, houve intensa atividade no local e de reivindicações de tomada do prédio pra um laboratório de cinema e teatro da faculdade de Comunicação Social (UEPB).

O projeto formulado por várias entidades como o Moinho de Cinema da Paraíba, Sindicato dos Jornalistas e Centro Acadêmico (CA) de Comunicação Social, pretende fazer do Cine uma extensão do Departamento de Comunicação, transformando o Cine São José num espaço produtivo, onde os alunos possam realizar laboratórios e projetos artísticos para a população.

Há 40 anos o prédio se encontra em processo de degradação e no fim da década de 90, houve uma manifestação semelhante promovidas por estudantes universitários (as).

História - O Cine São José foi construído em 1945, no pós-guerra. Na estréia, o filme exibido foi ‘Sempre no Meu Coração’. Nas sextas-feiras exibiam um seriado e o cinema lotava. Os anos 50 e 60 no Bairro do São José foram de uma efervescência cultural, social e intelectual que praticamente é obrigatório o lugar voltar a funcionar.

Até os anos 80, o prédio exibia o que a TV ainda não mostrava. Mas agora, com a imensa produção audiovisual do estado em festivais de cinema do mundo todo, o Cine precisa ser reativado como um local de artes.

Nenhum comentário: