domingo, 16 de maio de 2010

Governador autoriza a reforma e ampliação do Cine São José

http://www.paraiba.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=25857&Itemid=2
26-Dez-2007

Cássio assinou a ordem de serviço que autoriza a reforma e ampliação do Cine São José.

O governador Cássio Cunha Lima assinou, nesta quarta-feira (26), a Ordem de Serviço para execução do projeto de ampliação e reforma do Cine São José, que fica localizado na rua Lino Gomes, no Bairro São José, em Campina Grande. A solenidade aconteceu no próprio local. Cássio destacou a importância da obra para o resgate da cultura campinense. Ele frisou que o Cine São José foi utilizado por muito tempo voltado para o segmento cultural e agora isso volta a acontecer.
Na solenidade, Cássio anunciou que as obras serão iniciadas imediatamente e que a previsão de conclusão é para meados de junho do próximo ano. O governador também anunciou a instalação do Museu de Artes em uma nova sede e a construção de um novo Museu, com o objetivo de reverenciar a memória de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Marinês.
Executada pela empresa JGA Engenharia, a obra será financiada com recursos próprios do Tesouro Estadual fixados em R$ 411.752,91. A responsabilidade pela fiscalização dos trabalhos é da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), que designou a engenheira Araci Brasil para acompanhar toda a execução do projeto.
Conforme dados disponibilizados pela Assessoria Técnica da Suplan, o projeto de ampliação e reforma do Cine São José contempla uma área de reforma de aproximadamente 500 m², com área de ampliação de 455 m², e inclui a recuperação de todas as instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, recuperação de pisos e assoalhos de madeira, como também de portas e janelas, além de pintura em tinta lavável e em esmalte sintético (para esquadrias).
Com a recuperação do Cine São José, o Governo do Estado dá mais uma importante contribuição para o resgate histórico e cultural de Campina Grande, tendo em vista o fato de ser o “São José” um espaço extremamente presente na memória do povo da cidade, uma vez que foi um dos primeiros cinemas instalados no município, com presença ativa na vida de milhares de campinenses durante várias décadas.
Cine São José
O Cine São José foi inaugurado no dia 10 de novembro de 1945, com a exibição do filme “Sempre em seu coração”. À exemplo de muitas casas de exibição do gênero, era também palco para apresentações de espetáculos cênicos e musicais. Nomes importantes da cultura brasileira por lá passaram, como Luiz Gonzaga e o grande ator Rodolfo Mayer.
Em seus mais de quinhentos lugares exibia os seriados e filmes de aventuras. Naquele tempo, Campina ainda vivia o final do ciclo do algodão e alimentava o desejo de ser uma cidade moderna e grande.
Até os anos setenta, o São José sobreviveu sem grandes problemas, cumprindo o seu papel como espaço de cultura e lazer, até sucumbir diante da concorrência da televisão, do vídeo, da crise econômica. O prenúncio desses tempos adversos coincide com o início dos anos oitenta, quando em abril de 1983, um velho filme japonês de kung-fu anunciava a sua última sessão.
Dos aspectos arquitetônicos e paisagísticos:
O prédio do Cine São José é um exemplo típico do estilo art-decor que seguia os padrões das construções tradicionais da alvenaria de tijolos, acompanhada das coberturas de telhas romanas de capa e canal desnudadas de qualquer ornamentação, expressando o modo racional da vida burguesa adaptado aos trópicos.
Dada a importância do antigo Cine São José para a identidade cultural da cidade de Campina Grande, espaço não só de lazer e diversão, mas também como lugar de sociabilidade, que contribui para formação de várias gerações de campinenses, em 21 de setembro de 2001, foi assinado o seu Tombamento através do Decreto nº 22.245 que homologou a Deliberação nº 0077/2001 do Conselho de Proteção de Bens Históricos Culturais- CONPEC, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP.

Nenhum comentário: