segunda-feira, 10 de maio de 2010

CINEMA PARAIBANO INVADINDO O PARANÁ!


O 7º Festival de Cinema de Maringá, que acontecerá entre os dias 21 e 28 deste e que está homenageando o cineasta Julio Bressane divulgou hoje a lista de filmes selecionados para a mostra competitiva 2010. 36 filmes foram selecionados em 04 categorias: curtametragens 35mm, curtametragens digitais, longametragens 35mm e longametragens digitais. Os selecionados são de 10 estados brasileiros. Na categoria curtametragens digital, 15 produções foram selecionadas (08 ficções, 03 animações e 04 documentários), sendo 05 do Rio de Janeiro, 04 de São Paulo, 01 de Mato Grosso, 01 de Goiás, 02 do Ceará e 02 da Paraíba.

Os filmes paraibanos selecionados são produções de cineastas de Campina Grande. Uma ficção de Taciano Valério, cineasta já reconhecido e premiado nacionalmente, “Bode Movie” que foi lançado no dia 21 de abril no Moído, lá no Bronx Bar e um documentário de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys, “Maria de Kalú”, este lançado no Comunicurtas 2009 onde levou o troféu Machado Bittencourt de menção honrosa. O documentário já foi exibido em cinco festivais: no 8º Festival de Cinema Universitário de Guaíba/RS ficando em terceiro lugar; no 17º Mix Brasil – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual/SP, no For Rainbow 2009 – Festival de Arte e Cultura da Diversidade Sexual em Fortaleza/CE e na 9ª Mostra do Filme Livre no Rio de Janeiro/RJ.

É mais uma janela que se abre para as produções campinenses, consolidando a qualidade do nosso cinema, que se encontra em total efervescência e arrebatando prêmios nos festivais pelo Brasil a fora, a exemplo do ator Fabiano Raposo, que a semana passada ganhou o prêmio de melhor ator do 1º Festival de Cinema de Ribeirão Pires/SP, por sua atuação no filme “Depois da Curva” de Helton Paulino.

O que nos entristece, mesmo com tanto reconhecimento, é não termos, aqui em Campina Grande, um espaço adequado para a exibição dos nossos filmes. “Encontra-se em estado de cenário de filme de terror um dos maiores patrimônios culturais da cidade de campina Grande : O Cine São José. Filmes como Ben-Hur, Luzes da Ribalta e até o espetáculo teatral “O ébrio” com Vicente Celestino e Gilda Abreu outrora apresentados no cine, hoje dão lugar ao descaso e abandono do que restou do São José, com suas cadeiras arrancadas, o teto desabado, chão imundo e repleto de latas usadas para o consumo de crack, lixo e fezes, por vezes, até transformado em depósito de motos roubadas.” (Samantha Pollyana Pimentel
Graduanda em Comunicação Social/UEPB e
graduanda em Arte e Mídia/UFCG
).

Aproveito assim a ocasião para convidar a todos que pensam como nós e que também sentem essa lacuna no cinema campinense a participarem da semana de protestos e mostras culturais na fachada do antigo Cine São José. Vamos reivindicar o retorno desse patrimônio histórico – cultural da nossa cidade. O movimento terá início amanhã (terça-feira - 11.05.10) às 8.30h na Faculdade de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba, onde será dado o pontapé inicial com um ATO PÚBLICO reivindicando o retorno das atividades desse patrimônio da nossa cidade.

Nenhum comentário: