terça-feira, 28 de outubro de 2008

Camelos do Ingá em Festival Internacional

Mais uma vez Santa Cruz do Capibaribe será representada num festival de cinema e desta feita, um festival internacional, o que nos alegra em dobro, pois além das exibições no Rio de Janeiro, o documentário “Camelos do Ingá” de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys também será exibido na Índia. O documentário foi um dos filmes selecionados na 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, que acontece no Rio de Janeiro de 11 a 19 de novembro de 2008.

A Mostra Internacional do Filme Etnográfico é um festival de cinema documentário, que se realiza desde 1993. O Festival tem como objetivo exibir na Mostra o que há de inédito em torno do chamado ‘documentário etnográfico’, sem abrir mão de fazer retrospectivas, selecionar clássicos do gênero em produções nacionais e internacionais, num amplo painel de filmes com debates, mesas redondas e seminários.

O cinema etnográfico traz a diversidade das culturas para a tela, nos fazendo refletir sobre a dinâmica da vida social, suas questões e temas. Trata-se de um olhar privilegiado para identidades culturais, singularidades da cultura de diversos povos, num mundo globalizado.
O festival tem uma proposta de informação e formação, apresentando não só filmes, mas organizando workshops e debates.

Estão presentes na Mostra, anualmente, os principais nomes da antropologia visual e do cinema documentário nacional e internacional.

Durante o festival realiza-se também o Fórum de Cinema e Antropologia, um conjunto de atividades voltadas para o debate e a reflexão de temas e questões dos dois campos. Vinculada aos mais importantes eventos que focalizam o filme etnográfico ao redor do mundo, a Mostra mantém contato com diretores de filmes, curadores de festivais e pesquisadores da área de antropologia visual.

O festival tem também a parceria do 1º Delhi International Ethnographic Film Festival, a ser realizado pelo Departamento de Sociologia da Delhi University, Índia em novembro de 2008, onde os filme selecionados aqui serão também automaticamente selecionados e exibidos lá.

Nesta edição a mostra recebe como participante oficial o curador do Festival Beeld voor Beeld da Holanda, Eddy Appels.

http://www.mostraetnografica.com.br

Nenhum comentário: