quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Camelos no Jampa Vídeo Festival 2008


O SESC João Pessoa/PB abre suas portas de 14 a 17 de outubro para mais um festival nacional de cinema e vídeo, é o Jampa Vídeo Festival 2008. Foram selecionados para a mostra competitiva 43 filmes, dos estados da Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná que serão exibidos em duas sessões diárias às 15:00 e às 20:00 horas no cine-teatro do SESC-Centro. Santa Cruz do Capibaribe se faz presente em várias produções, no documentário "Camelos do Ingá" de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys e em mais 04 produções. Carlos Mosca assina a direção de arte dos também concorrentes "Amanda e Monick" documentário de André da Costa Pinto (documentário mais premiado do cinema brasileiro no ano de 2008, que também estará presente este mês no Goiania Mostra Curtas/GO e no festival de cinema de Nova Yorque/Estados Unidos), "Banzo Analítico" ficção de Taciano Valério e "As Bonecas de Davi" ficção de Ronaldo Nerys, além da participação de outra santacruzense, Rosilane Salazar, como atriz em "Metanóia" ficção de Ronaldo Nerys.
É muito importante a participação de nossas produções nesses eventos, pois não só nos alegra pelo reconhecimento do trabalho, que diga-se de passagem, não é fácil de ser desenvolvido com as condições técnicas precárias, devido à falta de leis de incentivo e fomento a produções locais, mas leva o nome de nossa terra cada vez mais adiante com dignidade e qualidade. Outro fator importante é a divulgação das nossas empresas apoiadoras, a única forma que temos de contrapartida à atenção dispensada por elas aos nossos projetos.
Gostaria de aproveitar a ocasião para divulgar o tema do nosso próximo documentário a ser realizado na cidade. "Nossos antigos carnavais". Acontecimento global que, em Santa Cruz do Capibaribe, foi se perdendo ao longo dos tempos e hoje não existe mais.
Gostaria também de fazer um apelo à população, no sentido de sensibilizá-la sobre a disponibilização de fotos antigas, ou imagens de vídeo para que possamos fazer cópias e realizar o documentário a contento. Um povo sem passado é um povo sem referências para a construção de sua identidade, efeito que se reflete na absorção das culturas de massa com tanta facilidade pelo nosso povo. Nossa memória está se perdendo, temos que fazer alguma coisa para barrar esse processo ou em pouco tempo não teremos mais como sermos santacruzenses de verdade, com raízes sólidas o suficiente para enfrentar os fortes processos de aculturação decorrentes da globalização. Vamos defender a nossa cultura antes que seja tarde demais!

Nenhum comentário: