quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Matéria Folha de Pernambuco 17/02/2011

Assim como em Pernambuco, há na Paraíba uma movimentação cinematográfica que é das mais interessantes e revigorantes no cinema brasileiro. Uma parte da recente produção audiovisual daquele estado pode ser conferida de hoje a sábado, às 18h, na mostra apresentada pelo Moinho de Cinema da Paraíba. Acontece pelo cineclube do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), em Olinda. Ao todo, serão exibidos 15 curtas-metragens produzidos entre 2007 e 2010, classificados como ficção, documentário e experimental.
A maior estrela da programação talvez seja o documentário “Amanda e Monick” (programado para o sábado), de André da Costa Pinto, que em 2008 ganhou o troféu Calunga de melhor curta digital no Cine-PE 2008. A Amanda e a Monick do título protagonizam o filme  que aborda com muita naturalidade o homossexualismo no Cariri paraibano. O curta de André ganhou tantos prêmios Brasil afora que o jovem realizador, aos 23 anos em 2009, tomou fôlego e rodou seu primeiro longa-metragem, “Tudo o que Deus Criou”, com Maria Gladys, Letícia Spiller e Gusta Stresser no elenco.
Um outro título premiado na programação é a ficção “Terra Erma” (amanhã), de Helton Pau­lino, sobre um homem so­litário que passa os dias observando os encontros e despedidas no terminário rodoviário da cidade. Também celebrado, o documentário “Camelos do Ingá” (hoje), de Carlos Mosca e Ronaldo Nery, investiga as relações dos habitantes do sítio Ingá, em Brejo da Madre de Deus (PE) e sua identidade com a tradição dos bacamarteiro de lá. E a ficção “Depois da Curva” (sábado), de Helton Paulino, acompanha o trajeto de um jovem motorista que, pelo seu caminho, começa a reavaliar seus sentimos, suas amizades e até a sua existência.
A ONG Moinho de Cinema da Paraíba foi criada em 2008 por um grupo de amigos, realizadores audiovisuais - entre eles André da Costa Pinto - com o intuito de unir forças em torno do incentivo cultural para produzir cinema na capital paraibana. A instituição também promove projetos de formação, como cursos de formação de atores ministrado em parceria com o departamento de comunicação social da Universade Federal da Paraíba. Veja a programação completa do cineclube do MAC no Folha digital (www.folhape.com.br). 

http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-programa/621388-panorama-do-cinema-paraibano

Nenhum comentário: