quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CINE-CLUBE MAC.PE. – MOINHO DE CINEMA DA PARAÍBA

O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – MAC.PE. retoma a partir do dia 17, às 18 horas, as atividades do seu Cine-Clube com uma mostra especial apresentada pelo Moinho de Cinema da Paraíba, com vasta programação, e filmes premiados.
O Moinho de Cinema da Paraíba é uma ONG; uma associação apartidária, sem fins  lucrativos fundada em Março de 2008. Foi criada por um grupo de amigos, realizadores de audiovisuais – Ronaldo Nerys, Carlos Mosca, Taciano Valério, Helton Paulino e André da Costa Pinto, com o intuito de unir forças em torno do fomento do fazer cinema na cidade.
O Moinho realiza projetos de formação, como o Curso de Formação de Atores para o Audiovisual, ministrado em parceria com o Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, que já está na terceira turma e começa a render frutos como o Prêmio de Melhor Ator (Fabiano Raposo) no 1º Festival de Cinema de Ribeirão Pires/SP em 2010; projetos de exibição como o Moído, em parceria com a Fundação Sistêmica, onde mantém uma mostra semanal da produção paraibana e nacional nos bares da cidade, levando o cinema para espaços alternativos com o objetivo de formar novas platéias; em 2010 foi co-realizador, numa parceria com a Medonho Produções e UEPB, do V Comunicurtas – Festival Audiovisual de Campina Grande, que realiza as mostras competitivas Brasil, com a produção nacional de cinema independente, Mostra Tropeiros da Borborema de filmes paraibanos, Estalo para filmes paraibanos de 01 minuto, A Idéia É... para peças publicitárias e a Mostra Tropeiros de Telejornalismo; A discussão sobre a produção paraibana também acontece, por dois anos consecutivos, este ano, o II Fórum de Realizadores Audiovisuais da Paraíba, em paralelo ao festival Comunicurtas; também estamos realizando a 1ª Mostra de Cinema Paraíbano de Pocinhos, PB.
Os FILMES que estarão sendo exibidos no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – MAC. PE, promovido pelo seu Cine-Clube, passarão a fazer parte do acervo do mesmo.
Na mostra teremos alguns filmes premiados.  São eles: como Depois da Curva e Terra Erma de Helton Paulino, Amanda e Monick de André da Costa Pinto e Camelos do Ingá de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys.

ALGUMAS PARTICIPAÇÕES DO MOINHO DE CINEMA, E PRÊMIOS EM FESTIVAIS:

Terra Erma – de Helton Paulino - ficção, 15 min.
·         Troféu Rodrigo Rocha de Melhor Ficção Paraibana, no IV Fest Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro – 2008;
·         Prêmio Zoom (TV Cultura – SP) de Melhor Curta-Metragem do IV Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro – 2008;
·         Prêmio Machado Bitencourt, como Melhor Som e Melhor Fotografia, no III Comunicurtas – Festival do Audiovisual de Campina Grande – 2008;
·         Prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano, no IV Cineport – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa – 2009.

Camelos do Ingá - de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys - documentário, 15 min.
·         Prêmio Machado Bitencourt, como Melhor Documentário, Melhor Montagem, Melhor Filme do Juri Popular e Prêmio Especial do Juri de Melhor Filme no III Comunicurtas – Festival do Audiovisual de Campina Grande - 2008.
·         Prêmio Rômulo e Romero Azevedo (Prêmio da Crítica), como Melhor Filme, no III Comunicurtas – Festival do Audiovisual de Campina Grande - 2008.
·         Exibido na Mostra Internacional do Filme Etnográfico 2008 – Rio de Janeiro/RJ.
·         Exibido no Festival Digital do Semi-Árido – Campina Grande, Cabaceiras, Caruaru, Juazeiro do Norte e Mossoró – 2010.
·         Exibido na Mostra Competitiva do FENARTE – João Pessoa/PB - 2010.

Maria de Kalú – de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys – documentário, 14 min.
·         Prêmio Machado Bittencourt, como Menção Honrosa no IV Comunicurtas – Festival do Audiovisual de Campina Grande - 2009.
·         3º Lugar na categoria documentário no 8º Festival de Cinema Universitário de Guaíba/RS - 2009.
·         Exibido no 17º Mix Brasil – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual – São Paulo/SP - 2009.
·         Exibido no For Rainbow – Festival de Arte e Cultura da Diversidade Sexual – Fortaleza/CE - 2009.
·         Exibido na Mostra do Filme Livre 2010 – Rio de Janeiro/RJ.
·         Exibido no 7º Festival de Cinema de Maringá/PR – 2010.

Depois da Curva  - de Helton Paulino - ficção, 18 min.
·         Prêmio Machado Bitencourt, como Melhor Ator, para Nanego Lira e Melhor Filme pelo Júri Popular no IV Comunicurtas – Festival do Audiovisual de Campina Grande - 2009.
·         Prêmio Rômulo e Romero Azevedo (Prêmio da Crítica), como Melhor Filme Paraibano, no IV Comunicurtas – Festival do Audiovisual de Campina Grande - 2009.
·         Prêmio de Aquisição do Canal Brasil, no XVII Mix Brasil Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual - 2009.
·         Menção Honrosa, no I Festival de Cinema de São Simão – 2010.
·         Melhor Ficção, no I Festival de Vídeo Estação Cabo Branco – 2010.
·         Melhor Ator, para Fabiano Raposo, no I Festival de Cinema de Ribeirão Pires – “Um Novo Olhar” – 2010.

Amanda e Monick – de André da Costa Pinto – documentário, 17min.
·         Melhor Curta Digital durante o XII Cine – PE – Festival de Cinema do Recife/PE;
·         Prêmio de Melhor Vídeo Nacional e Prêmio de BNB de Melhor Curta Metragem no XXXI Cine Guarnicê – Maranhão/MA;
·         Prêmio Caxiponés de Visibilidade aos Direitos Humanos no XV Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá/MT
·         Prêmio de Melhor Direção no II For Rainbown – Festival da Diversidade Sexual – Fortaleza/CE;
·         Prêmio de Menção Honrosa do Júri Oficial no XV FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul;
·         Prêmio de Melhor Fotografia para João Carlos Beltrão no VI Curta Santos.

PROGRAMA A SER EXIBIDO:

MOÍDO -        Mostra de Curtas do Moinho de Cinema da Paraíba
Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – MAC. PE. – Rua 13 de Maio, 157, Varadouro.  – Olinda. De 17 a 19 de fevereiro de 2011 às 18:00Hs

Dia 17.02 – Homenagem a Ronaldo Nerys

As Bonecas de Davi (Ronaldo Nerys) – Ficção – 14 minutos – 2008;
(O filme narra um fragmento de vida de um artista plástico e intelectual esquizofrênico, que internado numa clínica, vive em conflito entre a arte e o amor por bonecas, estas “os únicos seres humanos dignos de seu amor”).
Maria de Kalú (Carlos Mosca e Ronaldo Nerys) – Documentário – 14 minutos – 2009;
(O documentário revela a simpática Maria de Kalú, lésbica moradora de Campina Grande, no interior da Paraíba. Figura conhecida na região, por muitos anos ela manteve um dos bares mais movimentados da cidade, o primeiro estabelecimento GLS do lugar, onde acontecia de tudo, todos os domingos.)

Metanóia (Ronaldo Nerys) – Experimental – 07 minutos – 2008;
(Metanóia significa uma viagem psíquica. Dona de casa ao se preparar para sair, pára ante o espelho e surta, a partir daí sua imaginação flui num passeio audiovisual paranóico, sendo seu sofrimento, “viajar” que objetos fálicos poderiam persegui-la pelas ruas da cidade).
Fred – Um cartunista que faz escola (Carlos Mosca e Ronaldo Nerys) – Documentário – 20 minutos – 2007;
(O documentário mostra o trabalho voluntário do cartunista Fred nas escolas de Campina Grande, visando a formação de leitores críticos através da charge, do cartun e da caricatura).

Camelos do Ingá (Carlos Mosca e Ronaldo Nerys) – Documentário – 15 minutos – 2008;
(documentário que investiga as relações dos habitantes do sítio Ingá, no Município de Brejo da Madre de Deus/PE com sua identidade através da sua tradição de Bacamarteiros. Parte da alma e dessa essência lúdica que deve orgulhar um povo e por onde se traçam os princípios de suas aspirações e as bases de sua visão de mundo.)

Dia 18.02

A Raspadinha (Daniel Marvel) – Ficção – 15 minutos – 2008;
(Severino é um ladrão azarado que acaba de passar seis meses na prisão por conta de seus mal sucedidos delitos. Só que agora ele quer acabar com a vida de roubos, quer encontrar um emprego e ser um cidadão de bem. O que Severino não conta é que finalmente a sorte vai cruzar o seu caminho, quando na volta pra casa, ele aceitar uma raspadinha que poderá mudar sua vida.)

À minha amiga – Um breve relato sobre nós (André da Costa Pinto) – Documentário – 10 minutos – 2010;
(é um documentário experimental, com 10 minutos de duração, que mostra a história de Dona Carminha e Dona Inacinha, amigas há mais de 60 anos, elas dividiram alegrias, tristezas, confidências, carnavais e “São Joãos”. Devido às casualidades da vida, uma delas foi acometida por um AVC que comprometeu seus movimentos e sua fala, levando-a a enxergar o mundo de outra forma. A música, que a vida toda esteve presente entre as duas, tornou-se um forte elo para a amizade, trazendo recordações que podem surpreender.)

Terra Erma (Helton Paulino) – Ficção – 15 minutos – 2008;
(Em meio a solidão e a tristeza de uma vida, um homem se satisfaz em ir diariamente ao terminal rodoviário da cidade, ficando a perambular pelos portões de embarque e desembarque, assistindo ao cotidiano dos reencontros e das despedidas das inúmeras pessoas que por ali passam.)

Aos Pedaços (Taciano Valério) – Documentário – 08 minutos – 2009;
(A vida ou um filme pode se acabar aos pedaços quando há a difícil conciliação entre a arte e a vida doméstica de um diretor.)

A Chave da Maré (Riccardo Migliore) – Ficção – 10 minutos – 2010.
(Helena enfrenta uma forte crise pessoal com repercussões sobre sua vida conjugal, até que encontra a razão de sua perturbação, dentro de si e...por baixo do telhado da casa onde mora. O encontro representa uma junção entre passado, presente, e as relativas paixões, com todos os efeitos colaterais que esta fusão comporta...)

Vasos Comunicantes (David Sobel) – Documentário – 15 minutos – 2008;
(A condição físico-química da água enquanto ótima condutora de energia (“Condutora universal”) serviu neste documentário como um meio símbolo para o entrelaçamento da vida de quatro indivíduos, um lavador de carro , uma empregada doméstica, um babalorixá e uma “líder” espírita, isto é, de trabalhadores que utilizam a água como instrumento de limpeza ou instrumento de purificação.)


Dia 19.02

O Bolo (Taciano Valério) – Ficção – 14 minutos – 2007;
(Em um único dia, expectativa e frustração se misturam no cotidiano de um poeta e da sua filha Mirela, revelando um desejo desfeito).

Luzes de uma Noite (Riccardo Migliore) – Ficção – 09 minutos – 2009;
(As luzes da noite misturam-se com as de uma casa, num encontro entre realidade e visão, alucinação e exame de consciência, vida e morte).

Depois da Curva (Helton Paulino) – Ficção – 18 minutos – 2009;
(Paulo é um jovem e iniciante motorista que ao fazer uma viagem a trabalho se depara com uma série de situações que o farão reavaliar seus próprios sentimentos, colocando em xeque até a existência de uma amizade antiga).

Amanda e Monick – Documentário – 17 minutos – 2008;
(O filme conta a história de Amanda e Monick, duas travestis do Cariri Paraibano. A primeira é professora de ensino médio e fundamental, respeitada mesmo tendo sua homossexualidade explicitada. A segunda, aluna de Amanda, mantém um relacionamento com uma lésbica (que espera um filho dela) e se prostitui.)

Reveil10n (David Sobel) – Vídeo Arte – 07 minutos – 2009.
(Apesar de vivermos no chamado “mundo globalizado”, ainda estamos longe de sermos considerados “ecologicamente globalizados”, isto é, portadores de uma concepção sistêmica ou holística. Mesmo assim, a cibernética e as mídias digitais geradas pela era da informática e da imagem nos sugerem um poderoso mundo virtual e em rede. A arte, a energia, a sensibilidade, a natureza, o homem, tudo está interligado e, por isso, é preciso entender o valor energético que toda forma e toda cor, enquanto \"princípios ativos\", contêm em si mesmos. Contudo, as festividades do réveillon, compreendendo manifestações pirotécnicas e místico-religiosas, com sua grande profusão de energias, cores e formas se dão nas orlas marítimas de todo o Brasil e representam provavelmente “uma unanimidade nacional”, maior até do que o futebol e o carnaval.)

SERVIÇO:

Local: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – MAC.PE.
Endereço; Rua Treze de Maio, 157, Varadouro – Olinda
Dias: 17. 18. 19.02.2011
Hora: 18 horas.

Contatos:

Plínio Victor – Presidente do Cine-Clube do MAC.PE. – 81.8875.6303
Moinho de Cinema da Paraíba - Mosca – 83. 8892.4229
                                                       Áurea – 83. 8829.7621
                                                       Kleyton – 83. 8715.6896
MAC – 81.3184.3153

Entrada Franca.

Nenhum comentário: