segunda-feira, 5 de setembro de 2011

III FÓRUM DE REALIZADORES DO AUDIOVISUAL PARAIBANO CARTA DE CAMPINA GRANDE


Manifesto Pelo Cinema Paraibano

Nós, realizadores paraibanos reunidos no 3º Fórum de Realizadores Audiovisuais da Paraíba, evento realizado paralelo ao VI Comunicurtas - Festival do Audiovisual de Campina Grande, promovido pelo Moinho de Cinema da Paraíba, ocorrido no dia 03 de setembro de 2011, Campina Grande, no agreste paraibano endossamos que:
- Referendamos as deliberações da Carta de Coremas, elaborado no I Curta Coremas e do Manifesto Jabre, elaborado na cidade do Congo, que visam melhorias na estrutura da atual situação do audiovisual paraibano, bem como sua relação com o poder púbico, no tocante à falta de investimentos necessários e de políticas efetivas no campo da formação, do fomento, da produção e do escoamento das obras audiovisuais do nosso estado.
- Ressaltamos ainda, que tendo por base os investimentos em audiovisual em estados vizinhos como Pernambuco e Ceará, quando são investidos por ano 8 e 5 milhões de reais, respectivamente, suprindo suas demandas. Acreditamos que o montante de 2 milhões anuais para investimento em audiovisual, por via de editais públicos, nas áreas desde produção, passando por exibição e distribuição, tornam-se atualmente ideais e relevantes a demanda do estado.
- Evidenciamos o dado estatístico do VI Comunicurtas, entre ficções e documentários, validando a proposta supracitada, em que foram inscritas mais de 110 obras genuinamente paraibanas, de todas as mesorregiões do estado.
- Dentro das políticas de consolidação do audiovisual em nosso estado, se faz necessário a apropriação de espaços específicos para apreciação da arte cinematográfica, com estrutura adequada e voltada para tanto. Onde se destaca o movimento ‘A Paraíba Precisa Ser Assistida’, unindo as atividades militantes de restauração e reativação enquanto cinema do Cine São José, localizado na Rua Lino Gomes da Silva, bairro São José, na cidade de Campina Grande. Conglomerando não somente as produções paraibanas, mas também produções nacionais fora do circuito comercial, mostras fixas e itinerantes dos mais variados temas e culturas, suporte para os cineclubes atuais e demais atividades ligadas à sétima arte, viabilizando a acessibilidade da população do compartimento da Borborema aos meios de fomentar a cultura, lazer e cidadania.

Nenhum comentário: