sexta-feira, 5 de março de 2010

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO O MOINHO DE CINEMA DA PARAÍBA TEM FILME SELECIONADO EM FESTIVAL CARIOCA – Maria de Kalú de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys.


A “IX Mostra do Filme Llivre - MFL 2010” que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 de março a 8 de abril de 2010, em 40 dias, recebeu um montante de 515 filmes inscritos. A curadoria formada por Chico Serra, Guiwhi Santos, Juliano Gomes, Poliana Paiva e Raphael Fonseca, assistiu a filmes de vários estados brasileiros, assim distribuídos: Inscrições por estado - 156 filmes do Rio de Janeiro, 122 de São Paulo, 64 de Minas Gerais, 31 da Bahia, 28 do Paraná, 19 do Rio Grande do Sul, 16 de Santa Catarina, 12 da Paraíba, 11 do Ceará, 10 de Goiás, 9 do Espírito Santo, 7 de Pernambuco, 7 de Alagoas, 6 do Acre, 4 do Distrito Federal, 3 de Matogrosso, 3 de Sergipe, 2 do Amazonas, 1 do Maranhão e 1 do Matogrosso do Sul. O filme mais antigo inscrito foi de 1974 e 62 títulos foram realizados com apoio estatal. Foram inscritos 28 longas.
Dos doze filmes inscritos pelo estado da Paraíba, quatro foram selecionados: “ÉliaOff” de Cecília Retamoza, Mariah Benaglia e Suellen Brito; “Maria de Kalú” de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys; “Nóia” de Erik Medeiros e “O Plano do Cachorro” de Arthur Lins e Ely Marques. Desses, dois são de Campina Grande: “Maria de kalú” e “Nóia”. No ano passado, foram selecionados “As bonecas de Davi” e “Metanóia” de Ronaldo Nerys.
A MFL 2010 foi confirmada como um dos projetos patrocinados pelo Centro Cultural Banco do Brasil no Rio. Como sempre, filmes de todas as épocas, gêneros, durações e feitos em qualquer formato puderam participar. Outra característica ímpar da MFL é a valorização de filmes feitos por conta própria, filmes independentes, livres, do Estado. Nos últimos anos as inscrições de filmes livres tem sido de 90% do total, sendo que eles concorrem aos principais prêmios e aos trofèus " Filme Livre"!
Considerada a mostra mais democrática do Brasil, pelo pioneirismo (desde 2002) em aceitar todos os tipos de filmes e pela programação que mescla, na mesma sessão, filmes de diferentes formatos e gêneros, a MFL 2010 promete ser sensacional, exibindo centenas de filmes de todo o Brasil, numa grande vitrine do filme independente!
O mote de todos os curadores é selecionar filmes que tenham uma linguagem original, que fujam do habitual em sua narrativa e estética. Às sessões competitivas e informativas somam-se às sessões especiais, como a SEXUADA, INFANTIL, CURTA O CURTA, PÍLULAS e MUNDO LIVRE, esta última com filmes feitos por brasileiros no exterior ou por estrangeiros no Brasil. Os filmes destas sessões especiais não precisam ser necessariamente livres no sentido falado acima, mas com certeza tem qualidade para fazerem parte da MFL.
Outra característica ímpar da MFL é a valorização, com prêmiação específica, para filmes realizados sem apoio estatal, filmes livres de verbas públicas, e também o fato de filmes de todas as épocas poderem participar e concorrer como se fossem novinhos em folha. Nenhum outro evento audiovisual brasileiro faz assim.
E de novo a MFL vai sair do CCBB em sessões e eventos supimpas, a saber: Circuito ASCINE - Diversos cineclubes do estado do Rio realizam sessões da MFL. Em breve a relação completa dos participantes e seus endereços. NOITE LIVRE - A festa da MFL, que já lotou o Parque Lage e o Cine Íris, promete agitar a cidade calamitosa, ops, maravilhosa. Cineclube LGBT - Noite de gala no odeon, com filmes livres impróprios para menores, seguida de festa, claro. Feijoada ABDeC-RJ - Sessão seguida de feijoada da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas. Sessão Cérbero - Sessão performática com filmes inéditos realizados pelo coletivo "cérbero", do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Jorge Dantas disse...

Parabéns Carlos e Ronaldo (in memorian), esta mistura de PE e PB tem rendidos bons frutos. Um abraço e continue na produção cultural.

Betto Skin disse...

Nerys, com certeza deve estar com aquele sorriso largo e os olhos reluzentes, assim como nós...
Luz.