domingo, 21 de março de 2010

MOSTRA DO FILME LIVRE 2010


O CineclubeLGBT exibe curtas e longas-metragens nacionais e internacionais seguida de uma festa comandada pelo DJ Great Guy.

Antes de uma pessoa ser gay, lésbica, bissexual ou transexual ela é um ser humano. Da mesma forma, uma obra audiovisual antes de levar um dos rótulos acima, ela é um filme, vídeo ou algo que o valha.


Então, sempre é um dilema fazer programas específicos com esta temática, pois corre-se o risco de colocar os filmes e vídeos em guetos da mesma forma que a sociedade exclui e descrimina tudo o que é diferente para ela.


Ao mesmo tempo, unindo vários trabalhos com uma temática destas, podemos analisar como estão sendo tratados as personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros pelas antigas e atuais gerações. Pois se viemos de um passado onde estas personagens muitas vezes não passavam de pura chacota ou eram representadas como algo negativo, temos uma nova geração de cineastas e videastas que tratam a questão com muita dignidade e pluralidade.


Outro fator positivo é a quantidade, pois nunca se produziu tantas obras com esta temática no Brasil. Se num passado recente nos ressentíamos da pouca produtividade nesta área, agora estamos vivendo um boom neste sentido, graças também ao fácil acesso à tecnologia digital, o que democratizou muito a produção audiovisual.


Assim, traremos vários curtas e longas, produzidos em vídeo e em película, a grande maioria Brasil. Os programas serão, à medida do possível, compostos tematicamente de acordo com as sugestões abaixo.


Enfim, esperamos que o CineclubeLGBT, além de provocar discussões, estimule a produção de mais e mais trabalhos discutindo esta delicada questão.



Quando:
26-03-2010 às 21:00h (Sexta-feira)
Local:
Cine Odeon BR
Duração:
60 minutos

Filmes:
http://www.mostradofilmelivre.com/10/agenda.php?c=445

Nenhum comentário: