quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Maria de Kalú e Depois da Curva na Colômbia


Ciclo Rosa Film Festival é um evento acadêmico e cultural que se realiza desde 2001 na Colômbia e reúne a projeção de obras audiovisuais com fóruns, conferências e workshops visando refletir e sensibilizar para questões relacionadas à sexualidade e identidade de gênero não hegemônicas.


A cada ano, as cidades de Bogotá, Medellin, Cali, Popayan, Barranquilla, Pereira e as entidades participantes dialogam sobre questões de nível nacional e local e a partir daí definem as prioridades das questões em debate. Em 2009 viu-se um aumento nos esforços para garantir os direitos das pessoas LGBT, como também aumentaram as ações violentas contra eles. A magnitude e o impacto da questão é tal que mesmo com iniciativas legais para considerar este tipo de violência como uma questão de "genocídio" contra uma população específica, muitas pessoas tem sido vítimas de violência por lutar pelos direitos desses setores.


Algumas questões ainda são consideradas "blindadas" como os tipos de aliança e solidariedade para a família e adoção. Problemas continuam a ser importantes também no contexto internacional e que estão na ordem do dia em debates sociais, políticos, e até mesmo na televisão e na produção de filmes que cada vez mais lidam com estes temas na sua variedade e complexidade. Da mesma forma, apesar dos progressos significativos nas leis da violência de gênero, continuamos relutantes em tratar das questões de diversidade sexual.


O ciclo Rosa, desde o seu início, tem procurado contribuir para os debates com o conhecimento especializado e o apoio a discussões sobre os direitos dos indivíduos, lançando um olhar cinematográfico para estas questões, ainda à margem de serem elevadas na agenda de organizações e instituições. Questões complexas que devem ser colocadas em evidência (tais como escopo, limitações e tensões no relacionamento entre as organizações LGBT e setores e instituições públicas, por exemplo).


Durante vários anos, as séries de filmes, como o ciclo acadêmico, tem rodado por diferentes áreas das cidades em que se realizam a fim de chamar outras pessoas e trazer estas questões para locais e contextos especializados. Com o ciclo de eventos acadêmicos, queremos incentivar o diálogo e promover mecanismos de controle social e da inclusão dos cidadãos.


No caso de Bogotá, as atividades são realizadas em bibliotecas públicas, escolas e prisões instituições oficiais e são dirigidas, principalmente, a um público familiarizado com estes temas.

As projeções dos filmes do Ciclo Rosa são de graça e tradicionalmente tem sido realizadas em cinemas como o distrito de Cinema, o Museu de Arte Moderna de Bogotá e Free Chapinero Theatre.
Em 2010 o Ciclo Rosa estará exibindo os filmes das mostras do Mix Brasil 2009- Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual de São Paulo e entre eles Maria de Kalú de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys e Depois da Curva de Helton Paulino.

Nenhum comentário: