quinta-feira, 29 de julho de 2010

MOÍDO ÀS QUINTAS FEIRAS

O projeto Moído, do Moinho de Cinema da Paraíba, que acontecia às quartas no Cine São José, a partir de hoje passa a acontecer na sua frequencia normal, a cada quinze dias, mas com uma mudança no dia, agora acontece às quintas feiras às 19:30 no mesmo local: Cine São José na rua Lino Gomes no bairro do São José.
A programação de hoje traz os curtas Aruanda de Linduarte Noronha, um documentário de 22 minutos que conta a história de um quilombo, formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo.  
O Apóstolo do Sertão de Laercio Ferreira Filho, outro documentário que registra os feitos do Dr. José Rodrigues Ferreira considerado um dos maiores empreendedores do Sertão paraibano. Nascido em Nova York EUA, Dr. Ferreira como era popularmente conhecido, desenvolveu na sua Fazenda Acauã, município de Aparecida - PB nos anos 30 a 50, uma série de experimentos no campo da agricultura, da pecuária, da educação e foi pioneiro no sertão a implantar a doutrina espírita, conseguindo dar assistência aos doentes mentais que o procurava na sua fazenda onde o mesmo criou uma espécie de casa de recuperação espiritual.
 
A estréia fica por conta de Diário de um Suicida de Matheus Andrade e o filme nacional é Clandestina Felicidade de Beto Normal e Marcelo Gomes, uma ficção pernambucana de fundo documental que mostra  os fragmentos de infância, a descoberta do mundo pelo olhar curioso, perplexo e profundo da criança-escritora Clarice Lispector. 
Contamos com a presença de todos.

Nenhum comentário: