Curtas podem ser inscritos para Mostra Competitiva até 15 de novembro

Realizadores de audiovisual de qualquer canto do Brasil podem inscrever seu curta-metragem até 15 de novembro para a Mostra Competitiva do I Festival Cine Cultura Viva, que acontece de 9 a 13 de dezembro, em Brasília. Serão selecionados 20 curtas de 5 a 26 minutos finalizados a partir de 2007.

Os representantes dos curtas selecionados terão todas as despesas pagas (transporte, hospedagem e alimentação) para participar dos cinco dias da programação. Além disso, o Festival concederá sete troféus para as categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Original, Melhor Ator e Melhor Atriz. Não haverá premiação em dinheiro.

O Festival é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Audiovisual dos Pontos de Cultura e da Casa Verde - cultura e meio ambiente, com o apoio da Secretaria do Audiovisual (Sav/MinC) e da Secretaria da Cidadania Cultural (SCC/MinC) do Ministério da Cultura. O objetivo é incentivar a produção de ficção de curta-metragem em formato digital, gerar maior visibilidade às realizações dos Pontos de Cultura e integrar produtores independentes, que ainda não estão conectados à rede Cultura Viva.

Programa Cultura Viva - Em 2004, o Ministério da Cultura criou o Programa Cultura Viva que difundiu Pontos de Cultura em todo o país, numa estratégia de reconhecimento, promoção, valorização e fortalecimento da diversidade cultural brasileira. Hoje o programa conta com a parceria de Secretarias de Cultura de Governos Estaduais e Municipais e já contabiliza uma rede com mais de 2 mil Pontos de Cultura.

Cada um desses Pontos, hoje, possui os equipamentos necessários para o ingresso imediato no mundo das produções audiovisuais. Mas, o que ainda falta para a maioria são oportunidades de maior contato com a linguagem e a decisão de encarar esse desafio. Baseado nos conceitos de Autonomia, e Protagonismo Social, o Programa Cultura Viva tem incentivado os Pontos de Cultura a criar novos espaços de manifestações culturais que proporcionem o fortalecimento dessa rede.

Os Pontos de Cultura que tiverem seus curtas selecionados para a Mostra Competitiva serão automaticamente incluídos numa Mostra Audiovisual de Pontos de Cultura que acontecerá em Angola, em 2010, sob a coordenação dos Pontos de Cultura ACARTES (Fortaleza - CE) e Fábrica do Futuro (Cataguases - MG).

Confira o regulamento e a ficha de inscrição no site: www.festivalcineculturaviva.com.br

(Narla Aguiar, Ascom Sav/MinC).