segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estão abertas as inscrições para o III Festival de Cinema do Congo/PB. Nessa terceira edição, o CineCongo homenageará o ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos, que receberá o troféu Ricardo Duarte em reconhecimento a sua obra e pela contribuição que tem dado ao cinema no Estado. Já foram congratulados com o troféu o cineasta Torquato Joel e a Atriz Marcélia Cartaxo.
As inscrições vão até o dia 25 de julho de 2011, e a direção do CineCongo espera receber filmes de todas as regiões da Paraíba, haja vista, que o Festival vem contribuindo para a produção, exibição e difusão do cinema produzido no Estado.
Para inscrever os filmes deverá ser solicitado através do e-mail cinecongo@yahoo.com.br a Ficha de Inscrição.
O Festival de Cinema do Congo constitui sua mostra nas seguintes categorias:
Panorama Congo
(Para filmes produzidos na Cidade)
Panorama Interior
(Para cidades paraibanas com até 150 mil habitantes (Censo IBGE: 2009)
Panorama Cidades Grandes
(Para cidades paraibanas com mais de 151 mil habitantes (Censo IBGE: 2009)
Panorama Brasil
(Para todos os Estados Brasileiros, exceto Paraíba)
O Festival de Cinema do Congo acontece de 22 a 25 de setembro, no Auditório Municipal na Cidade do Congo, no Cariri Paraibano.
Para mais Informações, consulte o blog do Festival:
Fonte: Associação Cultural do Congo.

domingo, 17 de abril de 2011

5ª Edição: Cinema com Farinha abre inscrições

Com a finalidade de levar ao público sertanejo significativa mostra da produção audiovisual brasileira e local, e ainda, reunir personalidades ligadas a esta atividade, promovendo debates, oficinas, lançamentos e publicações, será realizada entre os dias 04 e 07 de agosto de 2011, em Patos-PB, o 5º Festival Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano.
Para dar continuidade ao sucesso das edições anteriores, o evento chega a sua quinta edição preparando novidades em sua programação, que irá movimentar o sertão da Paraíba durante quatro dias. Este ano, o festival acontecerá em vários locais da cidade, chegando às praças e associações de bairros. “Além de estaremos exibindo nos espaços fixos, queremos levar cinema até onde o povo está. Esta é a proposta central do festival”, enfatizou o idealizador do evento, o jornalista Deleon Souto.
Outra novidade na programação será a exibição de um filme internacional, de uma produtora portuguesa. O festival trará ainda o lançamento dos curtas patoenses ‘As folhas’ e ‘Raízes do Sertão’, produzidos pela equipe da DS Produções em Patos-PB. Além das mostras de cinema, o evento pretende ainda trazer diversas intervenções artísticas em seus locais de exibição, como grupos de danças, bandas locais e apresentações teatrais.
Promovido pelas DS Produções, o Cinema com Farinha chega a sua quinta edição desenvolvendo o festival sem o apoio de instituições governamentais e empresas privadas. No entanto, existe a busca estabelecer parcerias visando à colaboração na realização do evento e sua expansão.

Inscrições Abertas
Os produtores e realizadores brasileiros já podem enviar seus vídeos para as mostras competitivas e não-competitivas. O prazo de inscrição está aberto e acontece até o dia 10 de junho.
Para as Mostras Competitivas nas Categorias Ficção, Documental e Animação, poderão participar vídeos de até 20 minutos. Para a Mostra Sertão, poderão participar vídeos produzidos por realizadores que residam nas cidades que compreendem o sertão paraibano ou que estudam em instituições localizadas nesta região. Há ainda espaço para as Mostras de Longa metragem e Especial, que exibirá vídeos de outros formatos e duração.
As demais informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site: www.cinemacomfarinha.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

I Jabre

Estão abertas as inscrições de propostas para seleção de projetos de roteiros que participarão do I JABRE  -  Laboratório de Jovens Roteiristas Paraibanos. Ao longo de quatro dias, no Balneário Paraíso da Serra (Congo - PB), serão desenvolvidos roteiros para filmes de curta-metragem de realizadores do interior do Estado.

Cronograma:
- Período de inscrições: 14 de abril a 30 de maio
- Seleção: 01 a 15 de junho
- Período para pesquisa: 15 de junho a 13 de julho
- Período do Laboratório: 14 a 17 de julho

Quem pode se inscrever?
 jovens realizadores de cidades com menos de150 mil habitantes da PB;
Da inscrição:
 
Envio de pequeno argumento (até 30 linhas) e abordagem do tema (importância do tema a ser tratado em 10 linhas) para o emeio
torquato.joel@gmail.com
. Inscrições gratuitas.

Os selecionados terão hospedagem e alimentação gratuita.

Coordenadores: Torquato Joel e Virgínia Oliveira
Produção: José Dhiones e Dudé Rodrigues

A UFPB disponibilizará locomoção de João Pessoa (passando por Campina Grande) ao Congo.

Realização: UFPB/PRAC-COEX e ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO CONGO-PB. 
Apoio: Prefeitura do CONGO e Balneário Paraíso da Serra

domingo, 10 de abril de 2011

Tá se tornando lugar comum...

http://universodamorte.blogspot.com/2011/04/corpo-encontrado-carbonizado-em-santa.html

Antes, para se deparar com uma imagem assim, precisávamos ir na locadora de Bau e tentar encontrar algo na prateleira dos filmes de terror...
- Acorda Alice!
Essa é de verdade e basta dar uma voltinha pra procurar um garrote!
- Mas primeiro de abril é dia da mentira!
Será mesmo?
Que pena que em nossa cidade essa imagem tá se tornando lugar comum!
Às vezes custo a acreditar que o dia da mentira é bem de verdade!...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lançamento da IV Edição do Comunicurtas - Festival Audiovisual de Campina Grande/PB

No dia 7 de abril, acontecerá a cerimônia de lançamento da VI edição do COMUNICURTAS UEPB – Festival Audiovisual de Campina Grande. O evento será realizado no SESC Centro, a partir das 19:30 horas. A cerimônia marca o início das inscrições para as Mostras Competitivas do Festival e o lançamento do site

Dentre as Mostras estão:
Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema: serão aceitos vídeos produzidos por realizadores naturalizados paraibanos, filmes rodados na Paraíba de até 20 minutos. 
Mostra Competitiva Brasil: para trabalhos de até 20 minutos produzidos em qualquer estado do país. Mostra Competitiva Estalo: para trabalhos de até um minuto de duração produzidos por realizadores naturalizados paraibanos. 
Mostra Competitiva A idéia é... : Está aberta a todos os profissionais, estudantes e agências publicitárias da Paraíba. 
Mostra Competitiva Tropeiros do Telejornalismo: serão aceitas tele-reportagens com até 5 minutos de duração, abordando qualquer conteúdo. 
Este ano, uma novidade fará parte do evento, é a Mostra de Cinema Argentino.
Nessa sexta edição, o ComunicurtasUEPB homenageará duas personalidades paraibanas, Marcus Vilar e Torquato Joel em reconhecimento as suas obras e pela contribuição que têm dado ao audiovisual no Estado. Já pela contribuição ao cinema nacional, quem será homenageado, é o cineasta Hilton Lacerda.
Além das premiações: Prêmio Rômulo e Romero de Cinema; Prêmio Luiz Custódio de Folkcomunicação, e o prêmio “João Carlos Beltrão de Melhor Plano Cinematográfico”.
O ComunicurtasUEPB incentiva produções cinematográficas regionais, bem como as produções televisivas e de agências de publicidade e propaganda da Paraíba. Todas as produções participantes das Mostras Competitivas do Comunicurtas UEPB concorrem ao Prêmio Machado Bittencourt.
Além dos prêmios oferecidos pelo Festival, o Moinho de Cinema da Paraíba ainda ofereçe os troféus Odycine e Ronaldo Nerys de Cinema, para a melhor personagem e filme mais ousado respectivamente.
Fomentando ainda a especialização e aperfeiçoamento das atividades na área cinematográfica através das oficinas que acontecem todas as tardes ao longo do evento com profissionais de qualidade reconhecida nacionalmente. Através do Moinho de Cinema da paraíba, o festival contará também com a realização do III Fórum de realizadores paraibanos.
Este ano, o Comunicurtas será realizado no período de 29 de agosto a 3 de setembro. O Festival é uma realização UEPB – DECOM – CCSA e conta com o apoio do Moinho de Cinema da PB e do SESC – Centro.