sábado, 31 de julho de 2010

Exposição no Cine São José

Ocorrerá um evento em solidariedade a ocupação anarcopunk de Toren - CE e o artista plástico Jorge Elô estará expondo alguns quadros feitos a lápis de cor aquarelável. Todas as informações no folder abaixo.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Maria de Kalú na Estrada

O 4º Festival Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano, que acontecerá  em Patos/PB, entre os dias 27 e 29 de agosto, divulgou hoje sua lista de concorrentes e o documentário Maria de Kalú está entre os selecionados. Maria de Kalú também fará parte da mostra do Arraial Cine Fest que acontecerá entre os dias 04 e 11 de dezembro na praia do Arraial D'ajuda em Porto Seguro/BA.
Em Patos a seleção oficial  exibirá um total de 21 filmes, dos quais 19 são curtas-metragens, distribuídos entre as mostras competitivas (de ficção, documental e animação) e a mostra especial sertão (com vídeos produzidos por moradores e estudantes da região). O Festival recebeu inscrições de quase 200 vídeos, de vários estados brasileiros.
Os filmes serão exibidos no auditório do Guedes Shopping e todas as sessões serão abertas ao público e terão entrada franca.

A lista dos filmes da Seleção Oficial do Festival é:

Mostra Competitiva de Ficção:
- A Pensão dos Caranguejos, de Marcelo Presotto (SP)
- Aos Pés, de Zeca Brito (RS)
- Direita é a Mão Que Você Escreve, de Paula Santos (RJ)
- Simpatia do Limão, de Miguel de Oliveira (RJ)
- Vela ao Crucificado, de Frederico Machado (MA)

Mostra Competitiva Documental:
- Celebridades Anônimas, de Rubens Romero (SP)
- Do Morro?, de Mykaella Plotin e Rafael Montenegro (PE)
- Maria de Kalú, de Carlos Mosca e Ronaldo Nerys (PB)
- Muitos Anos de Vida, de Rafael Jardim (BA)
- Vírus, de Matheus Andrade (PB)

Mostra Competitiva de Animação:
- Aula de Yoga .34, de Gordeeff e Cláudio Roberto (RJ)
- Espetáculo – O Mágico e a Domadora, de Rafael Jardim (BA)
- O Divino, de Repente, de Fábio Yamaji (SP)
- O Retorno de Saturno, de Guto Bozzeti e Lisandro Santos (RS)
- Ser Humano, de Fernando Pinheiro (MG)

Mostra Especial Sertão:
- 1930: O Sertão no Brasil, de Patrícia Lima (PB)
- Aos Pés das Preacas, de Danyelle Rocha e Edicelma Ramos (PB)
- Francisca: A Fé de um Povo, de Hutan Kervly e Marcos Oliveira (PB)
- Homos, de Juliana Doneda e Wanessa Meira (PB)

Mostra Especial de Filmes Convidados:
- Alumia, de Andréa Ferraz e Carol Vergolino (PE)
- Garapa, de José Padilha (RJ)
 

quinta-feira, 29 de julho de 2010

MOÍDO ÀS QUINTAS FEIRAS

O projeto Moído, do Moinho de Cinema da Paraíba, que acontecia às quartas no Cine São José, a partir de hoje passa a acontecer na sua frequencia normal, a cada quinze dias, mas com uma mudança no dia, agora acontece às quintas feiras às 19:30 no mesmo local: Cine São José na rua Lino Gomes no bairro do São José.
A programação de hoje traz os curtas Aruanda de Linduarte Noronha, um documentário de 22 minutos que conta a história de um quilombo, formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo.  
O Apóstolo do Sertão de Laercio Ferreira Filho, outro documentário que registra os feitos do Dr. José Rodrigues Ferreira considerado um dos maiores empreendedores do Sertão paraibano. Nascido em Nova York EUA, Dr. Ferreira como era popularmente conhecido, desenvolveu na sua Fazenda Acauã, município de Aparecida - PB nos anos 30 a 50, uma série de experimentos no campo da agricultura, da pecuária, da educação e foi pioneiro no sertão a implantar a doutrina espírita, conseguindo dar assistência aos doentes mentais que o procurava na sua fazenda onde o mesmo criou uma espécie de casa de recuperação espiritual.
 
A estréia fica por conta de Diário de um Suicida de Matheus Andrade e o filme nacional é Clandestina Felicidade de Beto Normal e Marcelo Gomes, uma ficção pernambucana de fundo documental que mostra  os fragmentos de infância, a descoberta do mundo pelo olhar curioso, perplexo e profundo da criança-escritora Clarice Lispector. 
Contamos com a presença de todos.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

MOINHO DE CINEMA DA PARAÍBA NA III MOSTRA INTERESTADUAL DO CINEMA PARAIBANO - "Maria de Kalú", "Depois da Curva" e "Chave da Maré"

III MOSTRA INTERESTADUAL DO CINEMA PARAIBANO – PB/RJ
Cenários da Produção Glocal

O Projeto Cinestésico (CE/UFPB), da Linha de Pesquisa Linguagens Audiovisuais, Formação Cidadã e Redes de Conhecimento, do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Participação Cidadã/UFPB, o Projeto Educação Legal, o Coletivo ComJunto/UFPB, e o Cineclube Jomard Muniz de Britto, no intuito de divulgar e refletir sobre a produção cinematográfica oriunda de diversas macrorregiões paraibanas, realizam a III MOSTRA INTERESTADUAL DO CINEMA PARAIBANO – PB/RJ, sob o tema “Cenários da Produção Glocal”, primeiramente no RJ, e, depois, na PB.

No RJ, a III Mostra promoveu exibições de filmes e debates, de 24 a 28/05/2010, no CIEP João Mangabeira, na Ilha do Governador.
Na PB, a III Mostra ocorrerá de 25/07 a 01/08/2010, durante o XXXI ENECOM, na UFPB, quando o Projeto Cinestésico promoverá exibições de filmes e debates com os seus realizadores; apresentação de trabalhos e vídeos próprios; palestra e mini-curso com educadores e pesquisadores da arte cinematográfica; e iniciará a Vídeo Índio Brasil que irá até 07/08/2010.
Convidamos a todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade, de uma forma geral, a discutir a produção audiovisual paraibana, suas políticas de distribuição, financiamento e os possíveis meios para a sua descentralização. Enfim, iremos refletir sobre o cenário da Produção Local e Global, ou seja a Produção que se pretende Glocal.
Profª Drª Virgínia de Oliveira Silva
Coordenadora do Projeto Cinestésico – Cinema e Educação
CE/PPGE/UFPB

Contatos:

cinestesico@gmail.com
http://projetocinestesico.blogspot.com

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Curso de cinema e vídeo

Os Pontos de Cultura Casa da Cultura Antonio Nóbrega e Caminhos de Acauã, em parceria com o Cine Clube Charles Chaplin estão realizando na cidade de Aparecida/PB o I Curso de Cinema e Vídeo do Primitivo ao Digital - A Invenção do Cinema. A abertura aconteceu com uma aula inaugural ministrada pelo professor da UFPB Bertand Lira sobre História e Estética do cinema, seguida da exibição do filme Homens dirigido por Bertand e Lúcia Claus, dentro de uma sessão especial do Cine Clube Charles Chaplin. O curso está dividido em doze módulos totalizando 220 horas/aulas, que serão ministradas por nomes importantes do audiovisual paraibano a exemplo de João Carlos Beltrão, Carlos Mosca, Lúcio César, Helton Paulino, Marcélia Cartaxo, dentre outros.
A coordenação do curso é do produtor cultural e realizador audiovisual Leonardo Alves, com patrocínio da Pigmento Cinematográfico Produções, Acauã Produções Culturais e do Programa BNB de Cultura edição 2010, Governo Federal - Brasil um País de Todos.

Tem início a pós-produção do filme “A Fábrica de Gravatas”

A Fábrica de Gravatas, filme que tem a produção de Kleyton Canuto, roteiro e direção de Erik Medeiros, fotografia de Helton Paulino, iluminação de Lúcio César e direção de arte de Carlos Mosca, foi financiado pelo “Prêmio Linduarte Noronha”, edital estadual de incentivo ao audiovisual e entrou em fase de pós-produção essa semana. O filme foi rodado nos estúdios da Ruan Produções em cromaqui, já que o diretor optou por utilizar todos os cenários virtuais e animação em 3d. As atrizes Natasha Dantas, Manuela Belém, Cássia Lobão, o ator Ramon Quaresma e mais nove figurantes, vieram do curso de formação de atores para audiovisual que é promovido pela UEPB em parceria com o Moinho de Cinema da Paraíba e foram dirigidos por André da Costa Pinto.Experimentar tem sido um exercício constante e mostra a inquietação do diretor, que tem no currículo três troféus Machado Bittencourt, dois deles – Melhor Roteiro e Melhor Filme - com o filme “Nóia”, no Comunicurtas em 2009. O audiovisual campinense, nos últimos anos, vem mostrando vigor pela quantidade de produções e pela diversidade de temas e linguagens. Vemos isso claramente pelos três projetos aprovados no Linduarte e pelos recordes de inscrições de nossas produções a cada festival. Agora, nos resta esperar mais um pouco para ver o resultado final nas telas, em breve.

Mais uma produção do interior da Paraíba


Será lançado amanhã, 24/07 as 20:00hs no auditório da UFCG Campus de Souza/PB, mais uma produção audiovisual sertaneja, trata-se do Velho do Rio, documentário do aparecidense Leonardo Alves, que tem como personagem principal o poeta, cronista e escritor sousense Robson Marques  e fala do seu amor e dedicação ao Vale dos Dinossauros e conseqüentemente ao Rio do Peixe, o que lhe dá a cognominação de “Velho do Rio”.
O curta metragem que tem 20min de duração, foi produzido com apoio do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba e traz na sua ficha técnica nomes como João Carlos Beltrão responsável pela direção de fotografia e Lúcio César responsável pela edição e montagem. A trilha sonora é assinada pelo músico sousense Espedito Lopes e a produção executiva é de J. França.
Vale a pena conferir!